sexta-feira, 13 de novembro de 2009

CASTELO FORTE

O Hino Castelo Forte foi composto por Martinho Lutero em 1529, no momento mais sombrio da Reforma Protestante. O Imperador Carlos V perseguiam os protestantes, os quais foram declarados pela Igreja Católica como inimigos da fé católica. O próprio Lutero tinha a sua cabeça a prêmio, sua vida corria perigo, muitos adeptos da reforma foram queimados em praça pública por desafiar a Igreja Católica.

Mesmo com a fúria do Papa Leão X e com a perseguição implacável do clero católico e do poder político da época, Lutero e seus amigos reformadores não desistiram, prosseguiram no ideal de levar o Evangelho Genuíno de Jesus Cristo a custa de suas próprias vidas.

É nesse ambiente de turbulência, perseguição e dor que Martinho Lutero compõe o hino Castelo Forte considerado uma verdadeira confissão da fé em Deus no momento da tribulação. Mesmo com a sua vida em risco, Lutero não negou o seu Deus, não negou o Evangelho de Jesus Cristo e lutou com todas as suas forças para levar o conhecimento da verdade a todos.

Castelo Forte revela a fé inabalável de Lutero no Senhor, a sua confiança nas Sagradas Letras e a sua certeza de vitória contra as adversidades que se levantam quando pregamos o verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo.

Ao tempo da Reforma, “Castelo Forte” divulgou-se rapidamente, tornando-se hino nacional da Alemanha protestante. Insistentemente cantado por Lutero e seus companheiros, igualmente o foi nos lares, nas ruas e no campo, infundindo coragem aos fracos e incentivando os heróis a novas conquistas na tremenda luta em que se empenhavam. Ontem, como hoje, se mantém atual pelas profundas verdades que encerra e pela segurança que infunde ao crente em vibrantes versos como estes:

“Com o seu poder defende os seus

Em todo o transe agudo”.

“E nada nos assustará

Com Cristo por defesa”.

Castelo Forte é um presente de Deus através da instrumentalidade de Martinho Lutero. A letra arrebatadora resume em poucas estrofes intensa reflexão. Numa breve meditação devemos argüir a nós mesmos: Castelo forte é nosso Deus ou é a minha igreja ou o meu braço ou a minha inteligência ou o meu dinheiro ou o meu status ou a minha auto-suficiência? Tem sido Deus Espada e bom escudo ou tenho me defendido das intempéries com as minhas argumentações autônomas impiedosas e injustas? Tenho me refugiado no bom escudo ou tenho me exposto a todo tipo de ataques insensivelmente como um leproso à beira do fogo?

 Muitas vezes a Igreja pós-moderna age como se Deus não fosse mais o Senhor soberano da Providência, Aquele que cuida da Igreja e defende Seu povo! Demasiadamente a Igreja atual parece confiar muito mais nas suas próprias estratégias administrativas e políticas. Uma Igreja que se adapta aos costumes dos tempos com medo de se sentir fora de moda ou de simplesmente fechar suas portas! Com isso a pregação (ou fábula!) se amolda ao gosto dos ouvintes, a sã doutrina igualmente se acomoda existencialmente e a disciplina se afrouxa e se ajusta aos “donos” da Igreja! Os ajustes eclesiásticos são muitos e diários para tentar sobreviver ao caos pós-moderno, quando na verdade, a Igreja deveria tão somente confiar em Deus e não abrir concessões quando a Palavra do Senhor estiver em questão!

Leia a letra desse lindo hino:

Castelo forte é nosso Deus,

Amparo e fortaleza:

Com seu poder defende os seus

Na luta e na fraqueza.

Nos tenta Satanás,

Com fúria pertinaz,

Com artimanhas tais

E astúcias tão cruéis,

Que iguais não há na Terra.



A nossa força nada faz:

Estamos, sim, perdidos.

Mas nosso Deus socorro traz

E somos protegidos.

Defende-nos Jesus,

O que venceu na cruz

O Senhor dos altos céus.

E sendo também Deus,

Triunfa na batalha.



Se nos quisessem devorar

Demônios não contados,

Não nos podiam assustar,

Nem somos derrotados.

O grande acusador

Dos servos do Senhor

Já condenado está:

Vencido cairá

Por uma só palavra.



Que Deus a luta vencerá,

Sabemos com certeza,

E nada nos assustará

Com Cristo por defesa.

Se temos de perder

Família, bens, poder,

E, embora a vida vá,

Por nós Jesus está,

E dar-nos-á seu reino

Era essa a certeza que Lutero tinha em Seu Deus, inabalável, sem sombra de dúvidas, a ponto de não temer a morte. Nesses dias de cantores gospel com suas músicas carregadas de emoção e que muitas vezes são contrárias aos ensinamentos do Evangelho, Castelo Forte nos remete a verdadeira adoração, uma adoração sem mascarras e sem fingimento. Uma adoração em espírito e em verdade.

Minha oração é que nesses dias a Verdade do Evangelho, pela qual os reformadores derramaram suas vidas, seja o motor dos verdadeiros servos do Senhor Jesus Cristo para denunciar o falso evangelho e levar a todos os homens o Evangelho tal qual ele foi pregado pelo Nosso Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário