segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Teologia em chamas




Efésios 1: 11-14

I- INTRODUÇÃO.

Todos nós sonhamos em ver dias de glória na igreja. Há até uma canção que diz: “O muito que nós temos visto não passa de gotas diante daquilo que podes e queres fazer. Oh, faz chover Senhor”.
O que pode mudar este quadro?
Irmãos, não vejo outra saída, senão, uma teologia em chamas. Não vejo nada que mais possa revitalizar a vida da igreja do que o conhecimento da verdade acompanhado da bênção do Espírito Santo.
Este texto está cheio de ambas as coisas. Está cheio de teologia. Ou melhor, para sermos mais específicos, cheio de eclesiologia. São versos que fazem parte da grande torrente de louvor deste capítulo primeiro. E Paulo está aqui especialmente arrebatado por todas as descobertas que fizera acerca do povo de Deus.
Como é importante conhecermos tudo isto! Não está à toa nas Escrituras! Faz parte do louvor do apóstolo e deve fazer parte da compreensão teológica de toda igreja que queira experimentar um verdadeiro avivamento espiritual.
O que Paulo descobriu sobre a igreja?

II- TEOLOGIA EM CHAMAS.

1- A IGREJA EXISTE PELA VONTADE SOBERANA DE DEUS.

Foi eleita em Cristo, v. 11.
Jamais atribua sua salvação ao acaso. Que coisa estonteante a predestinação!

2- A IGREJA É HERDEIRA DE DEUS.

Como mensurar este tesouro?
Pense no que acontecerá no cosmos.
Pense no que acontecerá com o seu corpo.
Pense no que acontecerá na sua relação com Deus. 

3- A IGREJA É POSSESSÃO DE DEUS.

Somos herança de Deus Dt 32:9; Sl 33:12; Dt 4:20; 9: 29; I Rs 8: 51; Sl 106: 40; Jr 10: 16; Zc 2: 12.
Pertencemos a Deus. E isto é para nossa vida tanto responsabilidade, quanto privilégio. A responsabilidade para em tudo fazermos a vontade daquele a quem pertencemos, e o privilégio de pertencermos a um Deus zeloso pelo que lhe pertence (I Pd 2: 9-10).

4- A IGREJA RESULTA DA PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS.

Em Cristo, a firme rocha, é que me firmo; qualquer outro terreno ; é areia movediça. É isto que a Palavra bendita do nosso Deus nos ensina.
Ela é a Palavra da Verdade e a boa nova da nossa salvação. Graças a Deus!

5- A IGREJA FOI SALVA PARA A GLÓRIA DE DEUS.

A glória de Deus é a revelação de Deus, e a glória de sua graça é a sua auto-revelação como um Deus gracioso.
Devemos viver para sua glória. Is 43:21; Jr 13: 11.
Tudo começa em Deus e termina em Deus.
Existe meta mais gloriosa do que esta?
Tudo isto é teologia. Verdades com implicações fortíssimas para as nossas vidas.
Mas, sabemos de igrejas que conhecem isto muito bem e não provam deste mesmo arrebatamento do apóstolo Paulo.

6- A IGREJA SÓ PROVA DA ALEGRIA E SEGURANÇA QUE ADVÉM DA COMPREENSÃO DA VERDADE TEOLÓGICA QUANDO É SELADA COM O ESPÍRITO SANTO.

Como vimos, chegamos num ponto desta exposição das bênçãos que Deus tem derramado sobre a vida do seu povo que é de tirar o fôlego. É um acúmulo tão extraordinário de verdades, que poderíamos ficar dias examinando cada palavra destes quatros gloriosos versículos.
Quando olho para a igreja duas coisas me apavoram: primeiro, o grande número de crentes que não expressam este arrebatamento de alma do apóstolo Paulo; e, segundo, crentes que não se maravilham com estas verdades de Efésios 1. Gente que parece ficar mais mexida por outras coisas. Oh, não consigo aceitar!
Creio que falta a bênção do Espírito. Para que experimentemos esta obra excelsa em nossos corações é de fundamental importância que conheçamos um pouco de pneumatologia também.
- Ele é o Espírito da promessa, é o selo (marca de possessão e autenticidade) e garantia (primeira prestação, depósito, entrada, penhor, que paga parte do preço de compra de antemão, e assim obtém um direito legal sobre o receptivo artigo, ou torna válido um contrato.
- Aqui entendemos o como obter a alegria cristã. Selo autentica, dá segurança, é sinal de propriedade.
- João 3 fala sobre o selo. Veja também Jo 6:27. Como Deus o selou? Jo 3:34, seu batismo. Mt 3:17; Jo 14:10; Jo 7:46; Lc 7:22. Ele ouviu uma declaração que foi confirmada com obras. O quer que os homens falassem não mudava sua posição. O que o selo significou para Jesus significa para nossas vidas. Podemos ser autenticados por sinais inteligíveis. 
É possível a pessoa crer e não ter o selo. O que se supõe é que não se trata de experiência e que todos tem inconscientemente. Daí não o buscam! E acabam não experimentando o que os cristãos do NT e muitos outros experimentaram.
- Jo 14 aqui Jesus fala a crentes. Jo 20:22. Eles já criam permanente, contudo Jesus os exortou a que esperassem a promessa. Veja At 1. No pentecostes é que foram selados.
- At 8. At 9! Em At 15, Pedro diz que os da casa de Cornélio foram autenticados. Ao  fazerem a pergunta de At 19 a implicação é óbvia, é possível ser crente e não ter o batismo. Só foram selados quando Paulo lhes impôs as mãos. O selo não nos faz cristãos, mas autentica o fato.
- É o espírito da promessa. Em que sentido aos crentes do AT não fora dado o Espírito? O que Davi mais temia era … Jo 7:39, o Espírito não fora dado da daquela maneira particular. O Espírito nao fora dado de uma maneira particular. Este selo não é a regeneração. O selo é uma experiência , algo que Deus no faz e que ficamos sabendo.
- O batismo com o espírito santo é a primeira experiência da plenitude do Espirito. Selo e batismo é a mesma coisa. O batismo é a certeza da promessa! Esta benção sela a promessa!!!
- At 15:8 mostra o que este selo opera!!! O selo não é o recebimento do Espírito.
- Se não é uma experiência, como saber que fomos autenticados? At 2 deixa claro que é uma experiência. Quando temos este selo ficamos sabendo disto e outros também! Como Paulo poderia fazer a pergunta de At 19? Gl 3.
- Este batismo diferencia os crentes do NT dos crentes do VT. É o Espírito de adoção!!!
Thomas Goodwin: “Há uma luz que vem e se apodera da alma do homem e lhe assegura de que Deus é dele e ele é de Deus, e de que Deus o ama desde toda a eternidade. É uma luz que transcende a luz da fé comum. É o segundo bem depois do céu, você não obtém mais nada, não poderá obter mais nada, enquanto não chegar lá”.
John Wesley: “É algo imediato e direto, não o resultado de reflexão ou argumentação”.
John Flavel e Jonathan Edwards.Martyn Lloyd-Jones: “Se você tiver que persuadir-se sobre ela, você não a conhece”. 
Nem sempre vem acompanhado de dons. É algo que compensa a ausência física de Cristo!
- Há uma diferença entre esta alegria e a da conversão.
- O Batismo não é a santificação.
- É possível que haja desequilíbrio. Porém, gera humildade, amor e reverência.
- É o que transforma a igreja e torna a verdade límpida para o crente.
- Temos que buscar esta experiência! Lendo, orando, buscando santificação.
- O penhor. O selo é aquilo que me assegura que sou um herdeiro; dá-me segurança quanto a minha relação com a herança. O penhor é aquilo que dá segurança quanto à coisa mesma; dá-me o usufruto de uma real porção dela e, portanto, aumenta minha certeza de que receberei tudo finalmente.

III- CONCLUSÃO.

Precisamos de teologia em chamas.
Até quando não nos interessaremos pelas verdades que arrebataram os crentes do passado?
Até quando prescindiremos da obra do Espírito Santo?
Você crê nestas verdades? Você já recebeu o selo? Que tal começarmos hoje a buscar?
www.palavraplena.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário